loader

'Coquetel' de 27 agrotóxicos é identificado na água de Uberaba e Tupaciguara

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • 'Coquetel' de 27 agrotóxicos é identificado na água de Uberaba e Tupaciguara
'Coquetel' de 27 agrotóxicos é identificado na água de Uberaba e Tupaciguara

Levantamento realizado pela ONG Repórter Brasil coletou dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua).

Uberaba também apareceu na lista por conta de suposto 'erro de digitação'.

Torneira com água Igor Jácome/g1 Uberaba e Tupaciguara aparecem em uma lista de municípios brasileiros em que foram encontrados 27 tipos diferentes de agrotóxicos na água que é distribuída aos moradores.

Chamada de "efeito coquetel", a mistura entre substâncias preocupa especialistas e pode provocar danos à saúde.

As informações são resultados de um cruzamento de dados realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Repórter Brasil a partir de dados do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Em nota, a Companhia Operacional de Saneamento, Desenvolvimento e Ações Urbanas de Uberaba (Codau) afirmou que "não há indicador de qualidade fora dos padrões de potabilidade" e que "preza pela manutenção dos altos níveis de excelência do tratamento de água".

Veja o posicionamento na íntegra mais abaixo.

Em 2022, a mesma pesquisa da Repórter Brasil também colocou Uberaba na lista de cidades com agrotóxicos encontrados na água.

Porém, uma auditoria solicitada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na época apontou que houve erro de digitação e inconsistências na alimentação do sistema, o que resultou na identificação de substâncias de alto risco à saúde.

Além de Uberaba, Tupaciguara é outra cidade do Triângulo Mineiro a aparecer na lista.

O g1 procurou o Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Tupaciguara e aguarda retorno.

Veja aqui a lista completa.

Barragem captação de água Rio Uberaba, Codau, Uberaba, 11/10/2021 Codau/Divulgação Mistura de agrotóxicos preocupa As detecções ocorreram em amostras de água de diferentes redes de abastecimento dentro dos municípios.

A maioria dos exames identificou uma concentração dentro do limite considerado seguro pelo Ministério da Saúde para cada tipo de substância isoladamente.

A simples presença de cada agrotóxico em uma amostra não necessariamente acarreta problemas para a saúde.

No entanto, a regulação brasileira não leva em conta os riscos da interação entre os diferentes tipos de pesticidas.

É justamente a mistura de substâncias o que preocupa especialistas.

✅ Clique aqui para seguir o novo Canal do g1 Triângulo no WhatsApp.

O que diz a Codau "A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas informa que todos os parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde, Portaria GM/MS Nº 888/2021 (que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade) são atendidos pela Companhia.

A portaria define os limites máximos permitidos para compostos orgânicos, inorgânicos e microbiológicos.

Em 2022, considerando todos os sistemas operacionais de abastecimento de água como Centros de Reservação, poços artesianos em bairros rurais, Estações de Tratamento de Água (Uberaba e Ponte Alta), saídas do tratamento e sistema de distribuição foram realizadas um total de 112.

198 análises de cor aparente, turbidez, cloro residual livre, pH, Coliformes totais e escherichia-coli.

Além dessas análises, é realizado o monitoramento da qualidade da água bruta, tratada e distribuída de cada Sistema de Abastecimento por um laboratório terceirizado que possui acreditação.

Ele realiza o monitoramento para clorofila-a; padrão de potabilidade para subprodutos da desinfecção que representam risco à saúde; cianobactérias, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), Oxigênio Dissolvido (OD), turbidez, cor verdadeira, ph, fósforo total, nitrogênio amoniacal total, parâmetros inorgânicos, orgânicos, condutividade elétrica, atividade alfa total e beta total, agrotóxicos e metabólitos que representam risco à saúde e organolépticos.

São verificações sistemáticas diárias, semanais, mensais, trimestrais e semestrais de acordo com a exigência do MS para cada parâmetro.

Nos últimos 3 anos não foram detectados nenhum dos 40 parâmetros de agrotóxicos listado na portaria GM/MS nº 888/2021, ou seja, todas as análises apresentaram resultados menores que o limite de detecção.

Os resultados são enviados para o órgão de controle da qualidade, a Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Ambiental em Saúde, setor que alimenta o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para o Consumo Humano - Siságua/ Ministério da Saúde.

A Codau reafirma que não há indicador de qualidade fora dos padrões de potabilidade e a Companhia preza pela manutenção dos altos níveis de excelência do tratamento de água em Uberaba".

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Escondido em poço de elevador, homem é preso tentando furtar fiação em torre de transmissão em MG INVESTIGAÇÃO: Inquérito que apurou morte de grávida atingida na cabeça por monitor cardíaco de ambulância termina sem indiciados GUERRA EM ISRAEL: 'Parece que foi obra do outro lado, não de vocês', diz Biden a Netanyahu sobre explosão em hospital de Gaza ???? Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter ???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas


Publicada por: RBSYS

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar ARAXA MIL GRAU direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 ARAXA MIL GRAU. Todos os direitos Reservados.