Estátua do ator é a segunda a sumir da praça em menos de um mês. Suspeito de levar objeto foi preso dentro de ônibus do transporte coletivo, com o busto em um saco de lixo. Busto Grande Otelo desaparece na Praça Tubal Vilela em Uberlândia
Montagem: g1 (Prefeitura de Uberlândia e Gabriel Reis/g1)
A Praça Tubal Vilela, em Uberlândia, sem uma das mais ilustres esculturas: o busto do ator Grande Otelo. A estátua e a placa que explicava a escultura foram arrancadas do pedestal no sábado (20).
???? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Conforme a Polícia Militar (PM), um suspeito de 25 anos foi preso por furtar o objeto após colocar o busto em um saco de lixo e entrar em um ônibus do transporte coletivo.
Ele foi encaminhado para a delegacia, onde teve a prisão ratificada e encaminhado para o Presídio Professor Jacy de Assis, porém, ele conseguiu liberdade provisória. À TV Integração, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para investigar o caso.
Busto Grande Otelo furtado recuperado praça Tubal Vilela Uberlândia
Polícia Militar/Divulgação
Em nota, a Prefeitura informou que está em contato com a Polícia Civil para reaver o busto. Depois, será realizada avaliação sobre a melhor forma de reinstalar a peça na praça.
O Município disse ainda que enviou ofícios aos comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar para solicitar empenho na investigação e prevenção de novas ocorrências do tipo.
Essa é a segunda estátua a desaparecer da praça em menos de um mês. No dia 28 de junho, o busto do ex-prefeito de Uberlândia Tubal Vilela da Silva foi furtado da praça batizada em sua homenagem. O objeto ainda não foi recuperado.
"A população pode auxiliar denunciando atos que atentem contra o patrimônio público pelos números 190 ou 181", informou a Secretaria de Comunicação (Secom) em nota de repúdio.
Busto de ex-prefeito Tubal Vilela é furtado de praça em Uberlândia; veja o antes e o depois
Busto do túmulo do escritor Nelson Rodrigues é furtado de cemitério
Busto de Grande Otelo é furtado na Praça Tubal Vilela em Uberlândia
Quem foi Grande Otelo
Sebastião Prata, o "Grande Otelo", foi um dos principais expoentes artísticos de Uberlândia. Ator, comediante, cantor, produtor e compositor, ele deixou a cidade em 1923 para se destacar em várias produções pelo Brasil.
Por mais de 60 anos ele foi protagonista de filmes, novelas e peças teatrais. Ele passou por todas as escolas do cinema brasileiro, se tornando um dos poucos negros à época a ocupar um lugar de destaque no cenário artístico brasileiro.
Quando finalmente ingressa no mundo artístico de fato, Sebastião engrena no sucesso e não volta mais ao anonimato até morrer em 26 de novembro de 1993.
Trinta anos sem Grande Otelo: conheça a luta nos bastidores da história do criador e ator
O ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro Grande Otelo
Mila Petrillo/Reprodução
???? Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
???? Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS