Medida visa ‘desafogar’ outras unidades de saúde que sofrem com a sobrecarga de pacientes procurando atendimento. Dengue em Varginha: hospital da criança será usada para desafogar outras unidades
Devido ao aumento constante dos casos de dengue em Varginha (MG), a Secretaria de Saúde anunciou o uso da estrutura do Hospital da Criança como um novo centro para atendimento de pacientes com a doença. A prefeitura ainda não informou quando o serviço vai começar.
???? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Atualmente, os pacientes são atendidos no Hospital Bom Pastor – onde o serviço foi ampliado – e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Varginha soma quase 8 mil casos confirmados de dengue.
Hospital Pediátrico de Varginha já está em construção e deve começar a receber pacientes em 2022
Reprodução/EPTV
Além do prazo alto para ser atendimento, a demora para fazer os exames laboratoriais e conseguir a receita com a medicação correta para o tratamento da doença estão entre algumas das principais reclamações dos pacientes por conta da alta demanda.
“Meu filho está passando mal, com febre desde segunda. Ontem meu sogro passou mal e a gente teve que ir para o laboratório particular. Foi atestado positivo. A gente foi para o Bom Pastor à noite, mas não teve como consultar, não teve como esperar pela situação que ele estava. Só o diagnóstico, sem atendimento, não adianta. Precisa da medicação”, relatou a costureira Gislene Emiliano da Silva.
Quem precisa monitorar a doença também deve aguardar. Mas conforme os relatos, quando finalmente chega a vez da consulta com o médico, acaba sendo rápido demais.
“São cinco minutos para falar para ela que as plaquetas estão baixas e depois de amanhã tem que fazer o exame. Eu fiquei esperando um tempão para ficar cinco minutos lá na pediatra”, relatou o aposentado José Ailton Marinho.
A EPTV, afiliada TV Globo, questionou a Prefeitura de Varginha sobre a demora no atendimento e para receber exames, além da possível falta de testes, mas até a última publicação não houve retorno.
Veja todos os vídeos do Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Publicada por: RBSYS