Veículo usado no crime
Reprodução/TV Integração
Um homem de 27 anos foi preso em flagrante na madrugada de quarta-feira (27) pelo furto de 30 mil litros de diesel de um duto da Transpetro, na zona rural de Araporã, no Triângulo Mineiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
De acordo com a Polícia Militar (PM), após a identificação do furto, os militares iniciaram as buscas e localizaram o caminhão-tanque usado no crime, conseguindo interceptá-lo e prendê-lo. O suspeito confessou o furto e levado para a Polícia Civil de Ituiutaba, onde foi autuado por furto qualificado. Ele segue preso.
A Transpetro informou que o crime provocou um pequeno vazamento no duto, que foi contido rapidamente por equipes da companhia. O sistema voltou a operar normalmente na manhã de quinta-feira (28).
Segundo a Transpetro, esse tipo de crime pode colocar vidas em risco e causar graves danos ambientais, além de prejudicar o abastecimento de combustíveis no país. A empresa informou ainda que adota tecnologias avançadas para detectar derivações clandestinas e mantém parcerias com órgãos de segurança para reduzir essas ocorrências. Veja a íntegra abaixo.
LEIA TAMBÉM:
Trio suspeito de roubo de 120 toneladas de café é preso
Pai e filho são investigados por envio de drogas e armas pelos Correios e app de entrega
Três homens são presos por roubo de 120 toneladas de café
O que disse a Transpetro
"A Transpetro é vítima do crime de furto de petróleo e derivados em dutos e tem como maior preocupação a preservação da vida e a segurança das pessoas e do meio ambiente. Para reduzir a ocorrência dessa prática criminosa nos dutos que opera, a companhia adota uma estratégia focada em três ações.
A utilização de uma tecnologia de ponta realizada pelo Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Transpetro, que permite a rápida localização de derivações clandestinas; o trabalho de relacionamento comunitário focado na conscientização com a população que vive no entorno dos ativos, o qual inclui a divulgação do número 168, um canal de comunicação direta entre a Transpetro e a população; além dos convênios com órgãos de segurança pública.
Essa estratégia tem resultado numa redução nos números de derivações clandestinas. Desde 2020, reduzimos em cerca de 90% o número de furtos e suas tentativas nas nossas faixas. Em 2020, foram 201 ocorrências e, no ano passado, 25.
Em relação ao caso registrado na madrugada desta quarta-feira (27/08), em área rural de Araporã (MG), a Transpetro informa que, na manhã de hoje (28), a companhia voltou a operar o duto em condições normais de segurança, após a conclusão do reparo das instalações. A intervenção criminosa no duto provocou vazamento de pequenas proporções, que foi contido prontamente por equipes da Transpetro, logo após a identificação da ocorrência.
O transporte de combustíveis por dutos é seguro e eficiente, mas intervenções criminosas podem trazer riscos à comunidade. A companhia disponibiliza o telefone 168, um canal gratuito que funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, para receber denúncias sobre movimentação suspeita nas faixas de dutos, com sigilo garantido."
ASSISTA: Polícia deflagra operação contra tráfico de drogas e armas
Polícia deflagra operação contra tráfico de drogas e armas em Minas Gerais
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS