Vídeo registra piscina içada despencando após guindaste tombar em Uberlândia
Gilson Barbosa, de 26 anos, gravou o momento em que a piscina, que era içada pelo guindaste que tombou sobre cinco casas em Uberlândia, despencou. Na última sexta-feira (16), ele trabalhava em uma obra e decidiu registrar a movimentação que ocorria na casa ao lado. A complexidade da operação levou o trabalhador a temer que algo poderia acontecer.
"Eu estava trabalhando puxando massa, eu parei para filmar, eu sabia que iria acontecer alguma coisa, não estava normal. Eu fiquei assustado”, relembrou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o guindaste realizava o transporte vertical de uma piscina de 150 quilos até os fundos da residência. No momento em que a estrutura atingiu cerca de 30 metros de extensão, o asfalto cedeu sob as sapatas de apoio do caminhão, o que provocou o acidente.
O guindaste permaneceu caído sobre as casas desde sexta-feira (16). A operação para retirada do veículo teve início na terça-feira (20). Para o trabalho, foi montada uma força-tarefa com 19 profissionais de seis agências, empresas e órgãos diferentes.
Trabalhador gravou piscina despencando após guindaste tombar em Uberlândia
Érico Gabriel/TV Integração
Estalo e, depois, susto
Ao g1, Gilson contou que começou a gravar quando a piscina passou a ser levantada. Em determinado momento, com a estrutura já içada, o trabalhador ouviu um estalo.
"Quando ouvi o estalo, caiu. Eu passei mal pelo susto e pensei que alguém tinha machucado, mas vi que todo mundo estava bem".
Ponto a ponto do vídeo:
A piscina permanece suspensa sobre a casa por alguns segundos;
Em seguida, começa a girar antes de cair;
É possível ouvir um barulho e, logo depois, a estrutura começa a descer;
A piscina despenca sobre a casa junto com o gancho do guindaste;
Por fim, a piscina vira e fica apoiada sobre uma das residências.
Outra imagem, desta vez de uma câmera de segurança, flagrou o acidente por outro ângulo. O vídeo mostra o momento em que o veículo fica com todas as rodas fora do chão por cerca de cinco segundos antes de cair. Assista ao vídeo abaixo.
Vídeo registra guindaste tombando sobre casas em Uberlândia.
Operação para retirada
Uma força-tarefa foi montada para a retirada do guindaste na terça-feira (20). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo, 19 profissionais de seis agências, empresas e órgãos diferentes participam da operação. Os trabalhos começaram com testes pela manhã e seguem com a execução no período da tarde.
Além disso, dois guindastes com capacidade superior a 90 toneladas são usados para remover o veículo tombado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o procedimento que também conta com a assistência da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para desligar a rede elétrica. A operação depende das condições climáticas para acontecer e, por isso, não há previsão de quando termina.
"A primeira providência é o desligamento da rede elétrica, para que outros dois guindastes sejam posicionados próximos ao que tombou, para então ser retirada a lança e também realizar o destombamento do guindaste. Caso a Cemig não desligue a rede elétrica ou chova, por exemplo, deveremos adiar a remoção", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Laurence Silva.
Apoio de guindaste afundou no asfalto
Lucas Reis/TV Integração
Guindaste tombou sobre casas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o guindaste realizava o transporte vertical de uma piscina de 150 quilos até os fundos da residência. No momento em que a estrutura atingiu cerca de 30 metros de extensão, o asfalto cedeu sob as sapatas de apoio do caminhão, o que provocou o acidente.
Apesar da gravidade da situação, não houve feridos graves. Uma funcionária da empresa responsável pela piscina sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para atendimento médico. Já o operador do guindaste teve ferimentos leves nos braços e dispensou cuidados hospitalares.
Segundo apuração da TV Integração, moradores relataram que uma vizinha da casa atingida pelo guindaste foi ferida por pedaços de pedra e levada para uma unidade de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Com peças de meio milhão de reais, desmanche é fechado
Caminhão e duas carretas são encontrados em desmanche
VÍDEO: Caminhão carregado com combustível pega fogo
A Defesa Civil informou que cinco casas foram atingidas: quatro ficaram totalmente interditadas, com danos estruturais generalizados, e uma foi parcialmente isolada. Os moradores precisaram deixar os imóveis por risco de desabamento.
Em reunião, os órgãos oficiais definiram hospedagem provisória para as famílias afetadas.
A TV Integração solicitou posicionamento da empresa responsável pelo serviço, a Reginato Guindastes, que informou que não irá se manifestar sobre o caso.
Vídeo mostra o momento em que piscina despenca
TV Integração/reprodução
Guindaste flutuando uberlândia
Redes Sociais/reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS