Vídeo mostra quarto destruído e casa em ruínas após guindaste tombar em Uberlândia
Guarda-roupas quebrados, pedaços de telhas por toda parte e um gancho no meio do quarto de duas crianças. A cena foi registrada em uma das cinco casas atingidas pelo guindaste que chegou a flutuar antes de tombar durante a instalação de uma piscina, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na sexta-feira (16). Veja o vídeo acima.
Nas imagens ainda é possível ver uma televisão quebrada e escombros nos outros cômodos do imóvel. No telhado, um grande buraco foi aberto e o pó tomou conta do chão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Segundo o Corpo de Bombeiros, o asfalto cedeu do lado esquerdo do caminhão, provocando o tombamento. Não houve feridos graves.
Uma funcionária da empresa responsável pela piscina sofreu um corte na cabeça e foi encaminhada para atendimento médico. Já o operador do guindaste teve ferimentos leves nos braços e dispensou cuidados hospitalares.
Uma força-tarefa foi montada para a retirada do veículo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao todo, 19 profissionais de seis agências, empresas e órgãos diferentes participam da operação.
O trabalho começou com testes pela manhã de terça-feira (20) e segue na quarta-feira (21).
Gancho de guindaste passou a ocupar centro de quarto onde caiu
Reprodução/Redes Sociais
Operação para retirada
Dois guindastes com capacidade superior a 90 toneladas são usados para remover o veículo tombado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o procedimento também contará com a assistência da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para desligar a rede elétrica. A operação depende, ainda, das condições climáticas.
"A primeira providência é o desligamento da rede elétrica, para que outros dois guindastes sejam posicionados próximos ao que tombou, para então ser retirada a lança e também realizar o destombamento do guindaste. Caso a Cemig não desligue a rede elétrica ou chova, por exemplo, deveremos adiar a remoção", explicou o tenente do Corpo de Bombeiros, Laurence Silva.
Apoio de guindaste afundou no asfalto
Lucas Reis/TV Integração
Guindaste tombou sobre casas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o guindaste realizava o transporte vertical de uma piscina de 150 quilos até os fundos da residência. No momento em que a estrutura atingiu cerca de 30 metros de extensão, o asfalto cedeu sob as sapatas de apoio do caminhão, o que provocou o acidente.
Segundo apuração da TV Integração, moradores relataram que uma vizinha da casa atingida pelo guindaste foi ferida por pedaços de pedra e levada para uma unidade de saúde.
LEIA TAMBÉM:
Com peças de meio milhão de reais, desmanche é fechado
Caminhão e duas carretas são encontrados em desmanche
VÍDEO: Caminhão carregado com combustível pega fogo
Vídeo mostra o momento em que piscina despenca
TV Integração/reprodução
A Defesa Civil informou que das cinco casas atingidas, quatro ficaram totalmente interditadas, com danos estruturais generalizados, e uma foi parcialmente isolada. Os moradores precisaram deixar os imóveis por risco de desabamento.
Em reunião, os órgãos oficiais definiram hospedagem provisória para as famílias afetadas.
A TV Integração solicitou posicionamento da empresa responsável pelo serviço, a Reginato Guindastes, que informou que não vair se manifestar sobre o caso.
Guindaste flutuando uberlândia
Redes Sociais/reprodução
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Publicada por: RBSYS